Razões para Acreditar!


Destaque

O final do ano de 2016 marca um momento muito importante para o Itaigara Memorial. Conquistamos a Acreditação Hospitalar, uma importante certificação para instituições de saúde em todo o mundo. Para nós, é imperativo conjugar este verbo - conquistar - na primeira pessoa do plural, pois, de fato, ele representa o esforço de muitos, assim como o reconhecimento à seriedade do trabalho de nossa equipe e a aposta de parceiros, fornecedores e clientes em nossa empresa, ao longo de 19 anos de história.

Ultrapassamos assim um ano crítico, firmes no propósito de manter o foco na excelência do atendimento e na inovação pautado na Qualidade e Segurança como lastro da nossa atividade.

2017 será desafiador? Certamente. Mas, não nos faltam razões para acreditar.

  

O que é Acreditação?

Segundo a ONA (Organização Nacional de Acreditação), entidade que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, a “acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a certificação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado.

O foco principal da Acreditação é a Segurança do Paciente.

 

A Acreditação no Itaigara Memorial

Para realizar a avaliação dos seus serviços e processos, o Itaigara Memorial escolheu, a ONA (Organização Nacional de Acreditação) uma das mais importantes entidades brasileiras que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O manual de acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da OMS (Organização Mundial da Saúde) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países.

O processo de certificação envolve etapas bem definidas que incluem visitas de avaliação de caráter educativo, primeiramente, até a visita definitiva que pode resultar ou não na certificação.

O processo de Acreditação não trata apenas das atividades assistenciais. Durante as visitas, as ferramentas de gestão, a descrição e efetividade dos processos e rotinas de toda a empresa são avaliadas com muito critério. Parte importante da etapa de visita se constitui da abordagem a colaboradores, profissionais da assistência, pacientes e familiares para averiguação do alinhamento dos processos descritos pela instituição com as normas de segurança internacionais e a prática na nossa rotina.

Itaigara Memorial
Itaigara Memorial - Hospital Dia

Rua Altino Serbeto de Barros,119 - Edf. Centro Odonto-Médico Linus Pauling - 3º Andar
CEP: 41.830-907 Itaigara - Salvador - Bahia - Central Telefônica: 71 3453-8500