Itaigara Memorial tem Banco de Doadores de Sangue


Para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro, o Itaigara Memorial Hospital Dia entrou em 2008 na luta pela vida e implantou um Banco de Dados de Doadores de Sangue. A iniciativa tem o objetivo de agilizar a identificação dos doadores para as necessidades e urgências que ocorrem nos hospitais públicos e privados de Salvador. “Vamos trabalhar junto ao nosso público interno para formamos um banco robusto. Podemos ajudar muitas pessoas”, disse o diretor administrativo do Itaigara Memorial, Terêncio Costa.

O trabalho consiste em cadastrar e tipificar o grupo sanguíneo dos doadores que integram a equipe do hospital. As informações ficarão sob o domínio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Itaigara Memorial, proponente da iniciativa, que fará o contato e o encaminhamento para o hospital ou banco de sangue recomendado, sempre que houver necessidades de doação. “Este trabalho já começou nas dependências do hospital há dois meses. Neste período, tivemos a adesão de cerca de 30% dos funcionários. Esta será uma ação continua junto à comunidade para que possamos reforçar a luta pela vida que é travada diariamente na nossa cidade”, disse Costa.

Atualmente, no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, os doadores de sangue representam apenas 1,8% da população. Percentual insuficiente, principalmente se levada em consideração a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabelece que este índice por país deva atingir entre 3% e 5%. Em Salvador, a Hemoba coleta por dia cerca de 150 bolsas de sangue. Mas para atender aos hospitais da rede pública e as situações de emergência na rede privada, o ideal seria que 200 pessoas fizessem doação de sangue todos os dias.

 

Itaigara Memorial
Itaigara Memorial - Hospital Dia

Rua Altino Serbeto de Barros,119 - Edf. Centro Odonto-Médico Linus Pauling - 3º Andar
CEP: 41.830-907 Itaigara - Salvador - Bahia - Central Telefônica: 71 3453-8500