Vídeocápsula Endoscópica


 

Videocápsula Endoscópica está sendo utilizada para exames no Itaigara Memorial

Os pacientes do Itaigara Memorial Hospital Dia contam com uma nova tecnologia para a realização de diagnósticos mais precisos de lesões do intestino. O Gastro-hepato Endoscopia Memorial oferece a videocápsula endoscópica, equipamento que propicia a visão de doenças não antes diagnosticadas, favorecendo o tratamento correto para cada caso em especial.

A cápsula é revestida por material plástico, contendo uma câmera com lentes e iluminação que captam as imagens dentro do intestino delgado, e transmitem através de um sistema wireless para um gravador acoplado à cintura do paciente, como explica a médica especialista em endoscopia Márcia Sacramento de Araújo Felipe. A cápsula é deglutida pelo paciente, com água, de preferência em jejum de mais de 10 horas. Ela vai chegar ao intestino delgado numa trajetória de aproximadamente 8 horas. Nesse período, os 7 metros da porção intestinal serão estudados através da filmagem feita pela cápsula.

Segundo a médica, o método - oferecido pela Itaigara Memorial desde o início de 2010 – é preciso para o diagnóstico de doenças como sangramentos gastrointestinais obscuros (aqueles não identificados pela endoscopia e colonoscopia), doença de Crohn, imagens anormais no intestino delgado, síndrome polipóide. Ela ressalta que a cápsula não substitui os exames de endoscopia alta e colonoscopia, pois através destes últimos é possível dar os diagnósticos de forma bem precisa e realizar a terapêutica da grande maioria das lesões encontradas, quando indicada. “Entretanto, no caso do intestino médio, por ser a porção mais longa do trato digestório e, portanto, a mais difícil de se conseguir estudar, a cápsula tem conseguido resultados fantásticos, nunca antes conseguidos”, acrescenta a especialista.

 

Itaigara Memorial
Itaigara Memorial - Hospital Dia

Rua Altino Serbeto de Barros,119 - Edf. Centro Odonto-Médico Linus Pauling - 3º Andar
CEP: 41.830-907 Itaigara - Salvador - Bahia - Central Telefônica: 71 3453-8500