Cirurgia de mão


1. O QUE É?
A cirurgia da mão é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1982. A especialidade nasceu com os resultados insatisfatórios do tratamento cirúrgico das freqüentes lesões na mão e no membro superior.

2. PARA QUE SERVE? (INDICAÇÕES)


Para o tratamento de:

 Lesões traumáticas.

 Fraturas.

 Deformidades congênitas.

 Doenças degenerativas.

 Doenças ocupacionais.

 Amputações.

 Perda de substância.

3. QUEM FAZ?
Para a formação do cirurgião da mão é necessária uma formação diferenciada sendo pré-requisito a conclusão de residência médica em cirurgia geral, plástica e/ou ortopedia-traumatologia.

 4. COMO SE FAZ?
Os procedimentos são feitos em sala de centro cirúrgico, sendo que a grande parte dos procedimentos podem ser realizados com internamento em Hospital Dia. A anestesia, na maioria dos casos, será bloqueio do membro superior mais sedação.

 5. QUAIS AS PRECAUÇÕES NECESSÁRIAS?
O paciente deverá seguir todas as orientações que lhes serão dadas pelo anestesiologista e pela enfermeira, por ocasião de seu exame pré-anestésico. Isso é de fundamental importância.

 6. O QUE OCORRE DEPOIS?
Dependendo do procedimento realizado, poderá ser necessário a realização de reabilitação com fisioterapia especializada para promover um rápido retorno funcional.

Após o procedimento, o paciente deverá permanecer no hospital até ter a sua alta liberada pelo anestesiologista.

Na maioria dos procedimentos, durante o pós-operatório, o paciente deverá permanecer com curativo e imobilização tipo tala gessada, por um período de 3 semanas. Neste período o repouso deverá ser absoluto, só devendo mobilizar os dedos.

7. É BOM SABER QUE:
No Brasil ocorrem cerca de 1.100.000 acidentes de trabalho por ano, conforme dados oficiais do INSS; destes, 50% comprometem o membro superior. O tempo médio de afastamento da maioria destes pacientes, quando tratado por não especialistas, foi acima de quatro meses; já nos tratados por especialistas em cirurgia da mão, a alta ocorreu antes dos três meses.

 

Itaigara Memorial
Itaigara Memorial - Hospital Dia

Rua Altino Serbeto de Barros,119 - Edf. Centro Odonto-Médico Linus Pauling - 3º Andar
CEP: 41.830-907 Itaigara - Salvador - Bahia - Central Telefônica: 71 3453-8500