Método Bettochi para Histeroscopia diagnóstica e cirúrgica


O método Bettochi de Histeroscopia consiste no uso do histeroscópio operatório de Bettochi para a realização de procedimentos diagnósticos e cirúrgicos sem a necessidade de dilatação cervical ou do uso de espéculo. Este procedimento é realizado utilizando-se solução salina 0,9%, como o meio de distensão da cavidade uterina e energia bipolar para exérese ou coagulação da patologia intra-uterina (Versapoint). O trauma cirúrgico para a paciente é mínimo, o que diminui consideravelmente a necessidade de analgesia e anestesia. O uso da técnica de Bettochi permite que a histeroscopia diagnóstica e cirúrgica possa ser feita concomitantemente, evitando assim que a paciente fará dois procedimentos como ocorria com os métodos tradicionais, onde se fazia inicialmente a histeroscopia diagnóstica para somente depois se fazer a cirúrgica, utilizando o ressectoscópio de 9mm. Com a técnica de Bettochi o uso do ressectoscópio na cirurgia histeroscópica ficaria limitado apenas para lesões intra-uterinas mais extensas ou para a ablação endometrial.

 

INDICAÇÕES DO MÉTODO

 

 Histeroscopia para biópsia dirigida sob controle visual sem a necessidade de dilatação cervical. O uso das pinças de Bettochi permite a obtenção de material suficiente para o diagnóstico anátomo-patológico, o que não era possível com as técnicas convencionais.

  Lise de sinéquias na cavidade uterina.

  Polipectomias. Esta técnica é particularmente vantajosa para a remoção de pólipos em pacientes menopausadas ou nuligestas, pois não há necessidade de realizar a dilatação cervical.

 

  Miomas submocosos pequenos.

 

  Biópsias miometriais para o diagnóstico de adenomiose.

 

  Mínimo trauma e dor para a paciente.

 

  Rápida recuperação pós-operatória.

 

 Ver e tratar a patologia uterina no mesmo tempo operatório.

 

 Menor risco de intravasamento devido usar soro fisiológico em vez de soluções hipotônicas não eletrolíticas.

 

 Não há necessidade do uso de dilatadores cervicais.

Itaigara Memorial
Itaigara Memorial - Hospital Dia

Rua Altino Serbeto de Barros,119 - Edf. Centro Odonto-Médico Linus Pauling - 3º Andar
CEP: 41.830-907 Itaigara - Salvador - Bahia - Central Telefônica: 71 3453-8500