Colonoscopia


1. O QUE É?
Colonoscopia, como o próprio nome diz, é a forma de olhar ("cópia") por dentro ("cólon"), permitindo o exame da porção inferior do trato gastrointestinal, isto é, reto, cólon (esquerdo e direito) e íleo terminal (última porção do intestino delgado), usando um tubo flexível (Colonoscópio) que possui lentes e luz próprias.

2. PARA QUE SERVE? (INDICAÇÕES)
A Colonoscopia é feita para detectar as causas de:

 

Diarréia

Prisão de ventre

Dor abdominal

Sangramento baixo

Tumores benigno ou maligno

Doenças inflamatórias intestinais (colites)


3. QUEM FAZ?
Somente o profissional médico (Gastroenterologista e Colonoscopista), devidamente treinado e capacitado para utilizarem com segurança o método.

4. COMO SE FAZ?
O procedimento é realizado em uma sala do Centro Cirúrgico, sob  sedação, com a presença do anestesista. Para isto, é necessário  consulta prévia com o anestesista e a enfermeira, que lhe dará  informações detalhadas sobre as restrições alimentares e o preparo do  cólon. O cólon (intestino) deverá estar totalmente limpo para a realização   do procedimento.
O exame consiste na introdução, vagarosa, de um tubo flexível  (Colonoscópio) através do intestino grosso. O procedimento dura, em  média, 15 a 20 minutos.

5. QUAIS AS PRECAUÇÕES NECESSÁRIAS?
Para um exame seguro, o cólon deve estar completamente limpo.  Portanto, siga as orientações da enfermeira com rigor.
A maioria dos medicamentos de uso habitual deve ser usado como de  costume, porém, alguns podem interferir no preparo ou no próprio exame.  É importante informar aos médicos quais os medicamentos que costuma  usar, como aspirina, medicações para artrite, anticoagulantes, insulina e  produtos contendo ferro, bem como alergias a medicamentos, doenças  pulmonares e/ou cardíacas.
O paciente deverá estar acompanhado no dia do exame.

6. O QUE OCORRE DEPOIS?
Após o exame lhe será dado atenção em local apropriado, (sala de  recuperação pós-anestésica), até que todos os efeitos da medicação  tenham passado. A Colonoscopia é geralmente bem tolerada e raramente  causa dor. Poderá ocorrer sensação de pressão, inchaço ou cãibra em  alguns momentos após o exame, que desaparecem em seguida. a sua  dieta será liberada, a não ser que lhe sejam dadas outras orientações.
O médico lhe informará sobre o resultado do exame, logo após à sua  realização. Em caso de realização de biópsias, o Serviço de Atendimento  ao Cliente informará quando o resultado estiver disponível.

7. QUAIS OS CUIDADOS APÓS O PROCEDIMENTO?

Não dirigir nenhum tipo de veículo automotivo, por um período de 12 horas

Não retornar ao trabalho, caso seja sedado

Não retornar para casa sem acompanhamento


8. OUTROS FATOS IMPORTANTES QUE VOCÊ DEVE SABER:
O exame geralmente é seguro, e as complicações são raras quando a  Colonoscopia é realizada por médico experiente e lugar adequado.
É importante que você reconheça os sinais de uma possível  complicação. Caso tenha febre, sangramento baixo e dor abdominal,  informe ao seu médico imediatamente.

Itaigara Memorial
Itaigara Memorial - Hospital Dia

Rua Altino Serbeto de Barros,119 - Edf. Centro Odonto-Médico Linus Pauling - 3º Andar
CEP: 41.830-907 Itaigara - Salvador - Bahia - Central Telefônica: 71 3453-8500