Endoscopia Digestiva Alta


1. O QUE É?
Endoscopia alta, como o próprio nome diz, é a forma de olhar ("scópia") por dentro ("endo"), permitindo o exame da porção superior do trato gastrointestinal, isto é, o esôfago (estrutura que liga a boca ao estômago), estômago e duodeno (primeira porção do intestino delgado), usando um fino tubo flexível (Endoscópio) que possui lentes e luz próprias.

 
2. PARA QUE SERVE? (INDICAÇÕES)

A Endoscopia Digestiva Alta é feita para detectar:

Esofagites

Varizes de esôfago;

Gastrite;

Úlceras gástricas e duodenais;

Tumores benigno ou maligno;

Outras doenças que afetam o esôfago, estômago e duodeno;

Sangramento digestivo.

 

3. QUEM FAZ?
Somente o profissional médico (Gastroenterologista e Endoscopista), devidamente treinado e capacitado para utilizarem com segurança o método.

 
4. COMO SE FAZ?
O procedimento é realizado em sala específica. O exame consiste na  introdução de um tubo flexível (Endoscópio) passado através da boca, e a  seguir, do esôfago, estômago e duodeno. Durante o exame, o paciente é  medicado, visando maior segurança e conforto. O aparelho não interfere  na respiração durante o procedimento.

 
5. QUAIS AS PRECAUÇÕES NECESSÁRIAS?

Para um exame seguro, o estômago deve estar completamente vazio.  Não coma e não beba nada, (inclusive água), por aproximadamente 8  horas antes do exame. É importante informar ao seu médico sobre medicamentos em uso,  alergias a medicamentos, doenças pulmonares e/ou cardíacas.


6. O QUE OCORRE DEPOIS?

Após o exame lhe será dado atenção em local apropriado, (sala de  repouso), até que todos os efeitos da medicação tenham passado. A sua  garganta poderá ficar um pouco dolorida durante alguns instantes e você  poderá se sentir empachado por causa do ar introduzido em seu  estômago, durante o exame. A sua dieta será liberada, a não ser que lhe  sejam dadas outras orientações.

O médico lhe informará sobre o resultado do exame, logo após à sua  realização. Em caso de realização de biópsias, o Serviço de Atendimento  ao Cliente informará quando o resultado estiver disponível.

 
7. QUAIS OS CUIDADOS APÓS O PROCEDIMENTO?

Não dirigir nenhum tipo de veículo automotivo, por um período de 12 horas;

Não retornar ao trabalho, caso seja sedado;

Não retornar para casa sem acompanhamento. 


8. OUTROS FATOS IMPORTANTES QUE VOCÊ DEVE SABER:
O exame geralmente é seguro, e as complicações são raras quando a  endoscopia é realizada por médico experiente e lugar adequado. É importante que você reconheça os sinais de uma possível  complicação. Caso tenha febre, dificuldade para engolir, aumento de  volume do pescoço, tórax ou dor abdominal, informe ao seu médico  imediatamente.

Itaigara Memorial
Itaigara Memorial - Hospital Dia

Rua Altino Serbeto de Barros,119 - Edf. Centro Odonto-Médico Linus Pauling - 3º Andar
CEP: 41.830-907 Itaigara - Salvador - Bahia - Central Telefônica: 71 3453-8500