Cirurgia de Catarata


1. O QUE É?
A facoemulsificação é um método através do qual a catarata é fragmentada utilizando-se uma energia a base de ultra-som.

2. PARA QUE SERVE? (INDICAÇÕES)
A facoemulsificação está indicada atualmente para a grande maioria dos pacientes com catarata, excetuando-se aqueles com catarata extremamente avançada ou portadores de outras anormalidades oculares que impeçam a realização do procedimento.
 
3. QUEM FAZ?
Somente o cirurgião oftalmologista devidamente treinado e capacitado para utilizar o método com segurança.

4. COMO SE FAZ?
O procedimento é realizado através de uma incisão mínima, sob anestesia local, em regime de hospital dia, porém cercado de todos os cuidados necessários para uma cirurgia, com monitoração cardio-respiratória pelo anestesista.
 
5. QUAIS AS PRECAUÇÕES NECESSÁRIAS?
Após o procedimento, o paciente deve seguir as recomendações do seu cirurgião, utilizar as medicações prescritas, comparecer às revisões programadas e não se auto-medicar.
 
6. O QUE OCORRE DEPOIS?
O paciente apresenta uma grande melhora da sua visão, em média, 48 horas após a cirurgia, estando estável após cerca de um mês, quando normalmente são prescritos os óculos. Em geral, os pacientes se tornam bem menos dependentes dos óculos, pois a lente que é implantada durante a cirurgia, corrige a maior parte do grau. Geralmente, são utilizados óculos apenas para a leitura ou visão de detalhes.
 
7. QUAIS OS CUIDADOS APÓS O PROCEDIMENTO?
Não fazer esforço físico intensivo nos primeiros 30 dias.
Não comprimir ou coçar os olhos nos primeiros 30 dias.
Não molhar o olho operado nos primeiros 15 dias, podendo, porém, tomar  banho normalmente, com o cuidado de fechar o olho operado.
 
8. OUTROS FATOS IMPORTANTES QUE VOCÊ DEVE SABER:
Existem outros métodos para cirurgia de catarata, mas a  facoemulsificação é o mais atual e com melhores resultados.
O objetivo da cirurgia é curar a catarata, mas consegue-se diminuir a  dependência de óculos dos pacientes operados, devido ao uso da lente  intra-ocular.
Não é necessário deixar a catarata ficar "madura" para a realização da  cirurgia, como se dizia no passado. A cirurgia deve ser feita assim que a  catarata comece a dificultar as atividades habituais do paciente.

Itaigara Memorial
Itaigara Memorial - Hospital Dia

Rua Altino Serbeto de Barros,119 - Edf. Centro Odonto-Médico Linus Pauling - 3º Andar
CEP: 41.830-907 Itaigara - Salvador - Bahia - Central Telefônica: 71 3453-8500