CONSULTA DE ENFERMAGEM PRÉ-OPERATÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA


 CONSULTA DE ENFERMAGEM PRÉ-OPERATÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 

Lailla Thayse Macedo Farias; Kátia Topázio Farias; Tânia Chagas.

 

Descritores: Enfermagem Pré-Operatória; Enfermagem Perioperatória; Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermagem cirúrgica; Enfermagem no consultório.

 

 

A consulta de enfermagem no período pré-operatório tem a finalidade de orientar paciente e família para o procedimento cirúrgico ao qual será submetido, buscando prevenir e reduzir complicações nos períodos trans e pós-operatórios. O objetivo deste estudo foi relatar a vivência em estágio na consulta de enfermagem pré-operatória. Trata-se de um relato de experiência em estágio extracurricular, desempenhado no setor de consulta pré-operatória em instituição privada composta com regime de Hospital Dia, na cidade de Salvador- Bahia, no período de fevereiro a junho de 2016, onde foram desenvolvidas consultas de enfermagem voltadas para o paciente cirúrgico, de cirurgias eletivas que apresentassem extensão limitada e baixo risco cirúrgico ASA I e II, ou III desde que sem sinais de descompensação de doença sistêmica grave. Neste período, sentimentos de ansiedade e medo podem ser despertados no paciente ao se deparar com o contexto cirúrgico. É nesse cenário que o enfermeiro deve atuar identificando as necessidades humanas básicas afetadas do paciente e familiar/acompanhante, ajudando a superá-las. Entre as atividades desenvolvidas estavam a investigação, através do histórico de enfermagem, verificação de peso, pressão arterial frequência cardíaca e temperatura; planejamento por meio da elaboração de manuais de orientação pré-operatória para cada especialidade e avaliação de riscos; implementação através das orientações de jejum e preparo específicos, informações quanto às metas de segurança, pulseira de identificação e programa de prevenção de quedas, protocolo de alergia ao látex, alimentação de sistemas operacionais internos, difundindo informações como alergias, intolerâncias, risco de queda e registrando pendências de exames ou reavaliação com anestesiologista, afim de alinhar o cuidado com a equipe multidisciplinar; e avaliando a compreensão do paciente, solicitando repetição, utilizando a técnica do “ler de volta”, conforme protocolo de comunicação efetiva. Percebeu-se a consulta pré-operatória como um elo de comunicação eficiente entre enfermeira, paciente/acompanhante, através da escuta ativa e humanizada. Tendo como metas a promoção a saúde e prevenção de agravos, que viabilizam a segurança do paciente e início dos cuidados previstos no protocolo de cirurgia segura, o que qualifica a assistência oferecida e as atividades práticas deste estágio na consulta de enfermagem, que foram fundamentais para consolidar o aprendizado teórico e prático.

 

Referências

 

McEvoy, M. D.; et all. A perioperative consult service results in reduction in cost and length of stay for colorectal surgical patients: evidence from a healthcare redesign Project. Perioperative Medicine. v. 5, n. 3, p.: 1-10, 2016.

MOREIRA, K. A. A.; POPOV, D. C. DA S. Visita pré-operatória de enfermagem. Rev Enferm UNISA. v.10, n.2, p.: 158-162, 2009.

CHRISTÓFORO, B. E. B.; CARVALHO, D. S. Cuidados de enfermagem realizados ao paciente cirúrgico no período pré-operatório. Universidade Federal do Paraná. Programa de pós-graduação em enfermagem. Rev Esc Enferm USP. v. 43, n. 1, p. 14-22, 2009.

QUADROS, N. Hospital Dia – Um Modelo Sustentável. Brasília: Editora Dulcina, p. 19-31, 2013.

 

Itaigara Memorial
Itaigara Memorial - Hospital Dia

Rua Altino Serbeto de Barros,119 - Edf. Centro Odonto-Médico Linus Pauling - 3º Andar
CEP: 41.830-907 Itaigara - Salvador - Bahia - Central Telefônica: 71 3453-8500